quarta-feira, 2 de março de 2011

Desabafo - bulling contra escritora

Oi, meus queridos! Quanta saudade de vocês!

Perceberam que sumi? (digam que sim, pra eu me sentir importante! rs) Fiquei sem internet por quase dez dias. Ia atualizar aqui no fim de semana pela discada, mas sofri um acidente de carro no sábado, o que me deixou "de molho" até ontem.

Bem, tenho inúmeras coisas pra postar aqui, e tentarei colocar tudo em dia. Porém, hoje vou fugir um pouco do planejamento, pois, logo que voltei pra net, deparei-me com uma situação tão absurda que não tenho como ficar calada. Um caso horrível de bulling virtual contra uma escritora, cometido por... Adivinhem? Escritores! Ou pseudo-escritores, porque alguém que tem uma conduta assim não merece se auto-declarar dessa maneira.

A escritora atacada é a Josiane Veiga, da qual já até falei aqui no blog. E não se trata de um "disse-me-disse", vi o caso acontecer e ainda não consigo acreditar que pessoas adultas possam se comportar dessa maneira.

Bem, acho que a melhor forma de explicar a situação é colando um resumo que a própria Josiane fez da situação:

Dentro do clube de autores, existe um grupo onde os escritores podem conversar, debater idéias e fazer sugestões aos donos. O grupo se chama “Queremos preços + baixos” que assim começou porque muitos escritores achavam os valores cobrados pelo clube, abusivos.
Entrei nele primeiramente porque, na época, estávamos dando sugestões ao Ricardo (um dos responsáveis do clube) sobre como baixar preços. Era a intenção primordial de que os preços ficassem mais em conta e, assim, venderíamos mais.

O Ricardo sempre foi muito respeitoso e decente. Quando ele acatava uma idéia (eu, por exemplo, sugeri os ebooks, e ele foi atrás para ver se conseguia) dizia, mas quando descartava, também falava claramente.

É fato que dentro do Clube muitos autores não conseguem vender. O motivo vai da má qualidade de suas obras, até o conformismo e o “achismo” de que a obra deveria se vender sozinha. Ontem, dia 02 de março, a situação se tornou insustentável, após varias reclamações e acusações ao Ricardo, não resisti e comentei:

“Gente, desculpa a franqueza, mas o CdA não tem contrato de exclusividade com ninguém. Não gostam, dá pra ir atrás de outra editora ou gráfica. No meu caso, devido ao teor dos meus livros, eu dificilmente teria a chance de lançar em uma editora sem "apadrinhagem". Assim sendo, sou muito grata ao Clube pela chance.
Todo mundo aqui quer transferir ao clube a raiva da não venda, mas... se tem autor que vende, a culpa não é do Clube.”

Após isso, sugeri sorteios, etc. Mas, a minha primeira frase provocou ódio da ala que estava praticamente fazendo bulling virtual no clube. Do nada, começaram as acusações de cinismo (que, infelizmente, foram apagadas pelo moderador, impedindo assim que as pessoas vissem a má conduta dos, ditos, escritores) e outras ofensas pessoais. A confusão se generalizou, e então comecei a ser ameaçada pelo escritor Leandro Francisco de Paula, que afirmou que iria a minha comunidade no Orkut convencer meus leitores (minha comunidade conta com, atualmente, 155 leitores ativos, sendo que tenho muitos que não freqüentam Orkut, e portanto não estão lá) a não comprar meus livros.

Assim ele o fez. O tópico está lá, para quem desejar ver as criticas. As respostas dos meus leitores também está lá. Infelizmente, ele não ficou para ler, pois tão logo postou, saiu da comunidade.

Mas, vocês acham que parou por aí? Um dos escritores que, de forma muito mau educada, atacou-me ontem, foi no skoob dos meus livros, colocar “abandonei” e nota “01” para eles, sendo que o dito NUNCA leu nenhuma obra minha. Sem saída, devolvi a visita.

A imagem literária do Brasil se mancha com esse tipo de escritor.

Primeiramente, quero dizer que não é culpa minha que eles não vendem. Desculpe, mas eu vendo, e só tenho a agradecer ao Clube todas as oportunidades dadas a mim.
Segundo: Não se paga nada para publicar no Clube dos Autores. Pessoas como eu, sem condições de verem suas obras lançadas por editoras famosas, ao menos conseguem realizar seus sonhos.
Terceiro: Quando se entra no clube, se aceita um contrato. Assim sendo, TODOS que estão lá, sabem onde se meteram. Ou ninguém lê “termo de compromisso”?
Quarto: é o cumulo da inferioridade perseguir um autor porque ele vende livros. Coisa feia, repugnante.

O que dizer depois de tudo isso? Só que estou envergonhada, por como pessoas assim sujam a imagem dos autores nacionais.

Bem, e depois que disse algumas verdades ao dito cujo que foi na comunidade da Josiane abrir um tópico entitulado "não comprem os livros da Josiane Veiga" e tentar denegrir a imagem dela com mentiras, temo que talvez eu possa virar um dos alvos também. Ossos do ofício! O que não dá é pra me calar vendo uma amiga - e escritora que admiro há anos - ser atacada dessa maneira.

Revoltante...



16 comentários:

Josy-chan disse...

Obrigadaaa amor, de verdade, pelo apoio. Eu acho q depois disso, dessa reação dos meus leitores, a coisa andou e as criticas e perseguiçoes vao parar.
Obrigada por td msm.

Paola Patricio disse...

Eu não sou autora, mas tenho uma conta no clube. E vi esse "barraco"! Coisa feia demais...

Por isso, ou melhor, por essas pessoas, que os autores nacionais tem a sua imagem pixada... Revoltante isso!! Muitos autores bons se prejudicam por uns que não tem profissionalismo nenhum!

Mireliinha disse...

Eu sinceramente estou passada com a situação!
Sem comentários...

ÁGUA SANITÁRIA disse...

Mais um caso típico de trolagem. Apesar de não concordar, não me surpreendo. Isso acontece em todos os meios. Isso acontece no "mundo da moda", em comunidades diversas no Orkut... É o mal social do século 21.

disse...

que sacanagem
como uma pessoa dessa pode ser chamada de profissional?
É por essas e outras que autores no Brasil não são reconhecidos >< Os ótimos autores tem que aguentar esse tipo de gente igual a esse cara.
É inadimissível. ¬¬

Thwin_BDB Fotos e Livros Twilight VA disse...

Que triste tal fato, o que anda acontecendo na internet e em todos os lugares que frequentamos é FALTA DE RESPEITO GERAL, as pessoas agem como se fossem seres únicos e como se ninguém mais existisse no mundo... e que apenas as coisas próprias valessem a pena...

Muito triste!

Juliana disse...

Aff, que coisa ridícula...
É por isso que é tao difícil ser escritor nesse país, ao invés de apoio das pessoas que tem os mesmos sonhos que os seus, você é vítima da bullying. MUITO BOM ¬¬'

Samila Lages disse...

Deprimente ver pessoas que teriam como obrigação atuar como agentes da cultura se comportando de maneira tão infantíl, ridícula, mesquinha e INVEJOSA.
Deprimente mesmo!

Rafaela Rocha disse...

Josy,

pode ter certeza que a inveja desses escritores nunca irá conseguir derrubá-la. Incomoda, dá dor de cabeça, mas é só.

É uma merda viu - com o perdão da palavra.

Se os escritores se preocupassem em se dar as mãos ao invés e tacar pedras...

BEIJOS

Paola disse...

É por essas e outras que os brasileiros têm uma imagem tão suja no exterior... E os bons sofrem pelos maus. Que coisa feia, não?

Só queria mesmo ter podido ler as postagens dos dois caras que foram banidos do clube.

Pri, a bookaholic disse...

Lucy querida, primeiro de tudo espero q vc esteja bem ... torço para que não tenha sido nada muito grave o acidente... sobre esse autor , só tenho a dizer que sinto muito por ele... É muito triste ver esses casos no meio literário, estamos aqui para divulgar a literatura e os livros e certas pessoas perdem tempo semeando discordia enqto poderiam estar uma ajudando a outra.. apenas sinto por ele... e quanto a vc minha querida, conte comigo sempre que precisar ok?! Beijinhos =*

It Cultura disse...

É triste ver que pessoas que fazem parte do mesmo barco (ou seja, escritores independentes, que precisam ralar para terem sua chance no mercado) ao invés de estarem se ajudando, estão criando guerra.

Já faço parte do clube de autores desde 2009 e não tenho do que reclamar. Eu vendo, ao contrário desses pseudo escritores aí. Isso tudo se deu ao fato de que não vendem (ou pelo livro ser péssimo ou por não correrem atrás) e aí querem culpar outra pessoa. Lógico, nada melhor do que tirar a culpa de cima dos ombros e jogar em alguém.

O Ricardo sempre foi gente boa comigo, sempre me atendeu rapidamente quando precisei e sempre admitiu quando o clube falhou.

Felizmente não frequento os grupos de lá... Que baixaria.

Você sofreu um acidente? oO O que foi? Está bem? Nem sabia...

Bjs,
Kel - It Cultura
http://www.itcultura.com

Pablo L. || Blog: O Sací de Patinete disse...

Se dizer que o livro é ruim, fizesse as pessoas não compararem, crepúsculo não tinha estourado, ela não precisa se preocupar. o.o'

Poiison Giirl disse...

Acho que nunca li uma coisa tão triste. Ela só disse a verdade e os outros autores tem que fazer isso com ela? Acho que eles deveriam ter mais decencia antes de postar coisas assim. No que dará esse Brasil de novos escritores?

Beijos, Poiison Giirl
Tijolinha, Books & Fanfics

apaixonadaporromances.com.br disse...

Nenhum aviso tipo não compre o livro de tal autor vai me influênciar. Mais infelizmente não compro vários livros no Clube de Autores devido ao preço,nem as promoções são atrativas e lamento porque tem tantos livros que quero muito ler, mas por enquanto não cabe no meu orçamento.

Beijos

Kamy Jaganshi disse...

Estou pasma com isso!
Sério, Josy é uma grande escritora e não só ela, mas por ter dado uma opinião pessoal e na maior educação, acaba recebendo bulling de um idiota que não consegue vender seus livros!
Depois essa gente fica reclamando de que os livros nacionais são poucos lidos.

Ainda quero entender como tem gente assim no mundo