sábado, 2 de abril de 2011

2 de Abril - Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo


Olá amigos! =)

Hoje o blog tá fugindo um pouco de sua "rotina" para falar sobre essa data tão importante. Infelizmente, não tive tempo de preparar um post legal, então vou usar o texto que peguei no blog Psychobooks , escrito pela Alba Milena, mãe do Lucas, um autista de 15 anos.

Segue o texto:

Hoje é comemorado em todo o mundo o “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, data que foi criada em 2008 pelas Nações Unidas (ONU) para alertar e conscientizar a população sobre o assunto.

Por que saber mais sobre o autismo?

A ordem do dia é CONSCIENTIZAÇÃO! Muitas pessoas não sabem o que significa o autismo e como se comporta um individuo autista.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento. O individuo autista tem dificuldade na comunicação e não compreende a linguagem figurada. Como mãe de um, enxergo a doença como uma forma diferente de viver a vida. A ideia desse dia é que haja uma proliferação do tema para que os preconceitos sejam quebrados. Dica: nunca use o termo “autista” ou “autismo” de forma pejorativa, para “ofender” um colega antissocial; isso só dificulta nosso trabalho em desmitificar o tema.

De que forma posso ajudar com essa conscientização?

Hoje, vista-se de azul. Em vários locais do mundo, monumentos serão iluminados com a luz azul, que é a cor que simboliza esse dia. Em alguns locais também estão sendo entregues fitas azuis, use-as e se alguém lhe perguntar por que, responda e conscientize a pessoa sobre o assunto. O ordem do dia é propagação de informação sobre o tema!

Hoje, o Brasil possui 2 milhões de autistas, vamos nos juntar e dar voz a eles!



-----------------------------


Para quem não sabe, sou irmã de um autista de 33 anos, o Fábio. E fico muito feliz pela criação dessa data e por toda a mobilização que presenciei hoje pelo twitter. É bom ver que esse tema tão delicado está sendo melhor compreendido e desmistificado.

E, só pra terminar, deixo uma foto antiga minha com o meu irmãozinho =) Nela eu estou com 3 aninhos e, ele, com 8.


E faço minhas, também, as palavras da Alba ao final do post dela: Para mais informações me siga no twitter ou faça questões no formspring. Estou aberta para qualquer tipo de dúvida! Qualquer dúvida mesmo. A notícia do autismo quando chega é difícil de aceitar, mas com o tempo você percebe que é apenas diferente do que estamos acostumados. E o diferente não é ruim, devastador, ou motivo de depressão... O diferente só é isso: diferente.

Beijos a todos!

2 comentários:

Alba disse...

Estou adorando essa mobilização também, Lu!
No ano passado não se falava nada! =D
Beijos!!

Paola Scorpio disse...

Eu não só não sabia da existência dessa data, como agora ela já passou, sem que eu pudesse fazer nada.

Só estou comentando mesmo por causa da foto. Que crianças mais lindas, Lu!!! Super cuti-cuti!