quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Resenha - Jardim de Escuridão


Livro: Jardim de Escuridão
Autora: Bianca Carvalho
Editora: Literata

Sinopse:

"Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..."
Para Lolla DeWitt, em seus últimos dias, o dom da clarividência, que sempre a acompanhara, serviria para guiar suas netas para seus próprios destinos através de três desejos. A cética Faith se tornou a primeira. Ela tinha o dom de compreender e sentir as flores. Sabia que cada uma tinha o seu significado, uma ligação com as pessoas, como premonições. Porém, ao se tornar viúva, caiu em uma depressão profunda, perdendo completamente a vontade de viver, deixando de acreditar em magia. A princípio, ela não acreditava que um simples pedido poderia lhe trazer de volta a felicidade, mas, mesmo assim, atendeu ao último desejo de sua avó e levou um tipo de flor especial para seu túmulo. Lá, de uma maneira inusitada, conheceu Rowan Allers, cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha ligação, quase sobrenatural, com aquela história, Faith resolveu ajudar Rowan a descobrir toda a trama por trás daquele mistério, sem nem saber que suas vidas estavam mais ligadas do que ela mesmo imaginava. Uma ligação perigosa e talvez fatal.


“Todo dom pode ser uma bênção,
Ou uma maldição...”

A saga de Trilogia das Cartas começa contando os últimos momentos de vida de Lolla DeWitt, a matriarca de uma família onde as mulheres são abençoadas (ou amaldiçoadas, dependendo do ponto de vista) por algum dom. O seu era o de prever o futuro. Sabendo, com isso, que seu fim estava próximo, escreveu três cartas, que deveriam ser entregues a suas três netas em momentos oportunos e pré-estabelecidos por ela.

Jardim de Escuridão é o primeiro livro da trilogia, e conta a história de Faith, a primeira neta, para quem é entregue a primeira das cartas escritas por Lolla.

Apesar de jovem, Faith é uma mulher castigada pela vida: perdera os pais ainda criança, o marido em um acidente de carro – que também a fizera perder o filho que esperava – e, agora, também perdia a avó, que a criara desde que tornara-se uma órfã. Diante deste último – e pesado – golpe, encontrou forças para se reerguer na amizade da irmã Cailey e da prima Tatianna, e na enigmática carta que a avó lhe deixara. Nesta, havia um inusitado pedido. Ao atendê-lo, sua vida mergulhava numa perigosa trama envolvendo uma série de misteriosos assassinatos. Ao mesmo tempo, conhece Rowan Allers, com quem vive uma intensa história de amor.

Assim como todas as DeWitt, Faith também tinha um dom: o de compreender as flores e, através delas, vinha suas premonições.

Apesar do tom meio sombrio da capa, de início imaginei tratar-se de um romance com leves toques sobrenaturais e um pequeno mistério para embalar a trama. Equivoquei-me, de forma imensamente satisfatória: o romance, de fato, existe. Muitíssimo bem trabalhado e forte na medida. Porém, divide espaço com um igualmente bem trabalhado e intenso mistério que, adianto, de previsível não tem nada. O desfecho é surpreendente. Elaborei mil hipóteses na minha mente e nenhuma delas chegou nem perto do verdadeiro assassino.

A escrita da Bianca é clara, o que contribui para uma leitura rápida. Porém, é profunda nos momentos certos, passando ao leitor as emoções dos personagens. Estes, aliás, são muito bem elaborados, tanto os protagonistas quanto os secundários. Gosto muito, também, da narrativa em terceira pessoa, que nos possibilita conhecer os diversos pontos de vista da trama.

A capa é um capítulo a parte: linda demais! É daquelas que, se a gente vê numa livraria, não resiste e acaba pegando pra dar uma olhadinha no livro.

Dou destaque às relações pessoais do livro. Não apenas o romance, mas também os laços familiares e de amizade são fortemente trabalhados na história, o que rende momentos lindos e emocionantes.

Em resumo: altamente recomendado! Parabéns a Bianca pelo talento e pelo primoroso trabalho. =) Sem contar que a Bia é um doce de pessoa! Tive a alegria de conhecê-la na Bienal do Rio... Dividimos o mesmo estande e a euforia a cada livro vendido. É uma amiga que espero levar comigo pra sempre, e pra quem desejo MUITO sucesso! Porque, além de ser uma fofa, ela merece MUITO pelo talento e pelo esforço.

Quer saber mais sobre “Jardim de Escuridão”? Aqui vão os contatos:


Confira também o book trailer do livro =)



Para comprar, é só entrar em contato com a autora pelo email: contato@biancacarvalho.com.br

5 comentários:

Bia disse...

Nunca pensei que fosse ler uma resenha tão boa do meu livro.
Passou tudo que eu queria dizer para os leitores.

Vc é demais, irmãzinha de Bienal!!!

Adoro vc!

Bjs

Paola Scorpio disse...

Pôxa, Lu, assim não dá! Já comprei 6 livros esse mês (embora ainda não tenha recebido nenhum), e tive de fazer mais umas comprinhas extras... E então me apresentas uma resenha desse porte, que me faz implorar que o meu saldo bancário aumente logo, só pra eu poder comprá-lo? Oh, ansiedade! Eu quero!!! :(

Amanda disse...

Eu quero MUITO o livro da Bianca, mas tô super sem dinheiro =/
Adorei a resenha. Mesmo. Me deixou ainda mais curiosa e o livro parece ser ainda melhor do que eu pensei.

Beijo
Amanda
Amanda's World

Luana Farias disse...

Nossa que resenha!! Estou super louca pra ler esse livro menina vc nem sabe. e que capa mais linda!!

Bjs

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Oie...ótima resenha. Parece ser uma historia ao mesmo tempo triste, emocioanante e muito interessante. Adoreiii! Bjuss