quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha - Rendição



Livro: Rendição

Autora: Josiane Veiga

Editora: Bookess

Sinopse:

Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem... Rendição fala da luta de dois jovens para viver um amor proibido. É o primeiro original voltado ao público GLS de Josiane Veiga e, sobre ele, a autora comenta: “É uma história de amor. Uma pura história de amor, capaz de enfrentar todos os desafios, sem deixar-se abater.”




Novamente, me vejo da complicada tarefa de resenhar um livro de Josiane Veiga. Já contei a nossa história por aqui algumas vezes: tendo começado (como eu) publicando fanfics e, posteriormente, originais na internet, comecei como fã de seu trabalho, tornando-me, após algum tempo, sua amiga. Então, a vida nos transforma em escritoras “de verdade” (no sentido de termos a chance de publicarmos nossos escritos em livros) e aí me vejo na condição de ter que deixar de lado tanto a parte “fã” quanto a “amiga”, para analisar o seu trabalho.

Ao contrário de A Rosa entre espinhos e A insígnia de Claymor, não acompanhei a publicação virtual de Rendição, pois, de início, tratava-se de uma fanfic de um grupo de J-Pop (pop japonês), de um estilo que eu, confesso, não sou muito fã. Mesmo alterando os nomes e algumas situações da história, para que pudesse ser publicado em livro como original e não mais fanfic, tive um grande receio ao receber o livro em mãos. Porém, para a minha grata surpresa, não foi uma experiência ruim.

A Josiane tem uma forma de escrita que prende, da primeira a última página, trabalhando como ninguém com temas polêmicos de forma responsável e direta. No caso de Rendição, os amores homossexuais são exibidos ao mesmo tempo em que nos mostra de forma direta o preconceito, o falso moralismo e a hipocrisia que, infelizmente, ainda imperam em nosso cotidiano.

Os personagens são deliciosamente imperfeitos. Até mesmo os protagonistas, que nos fazem oscilar entre o amor e o ódio a todo instante. E, pasmem, o mesmo ocorre com os vilões. No caso, dou destaque a duas vilãs: Melanie e Audrey. A primeira, nem chega a ser tão vilã assim. Fica claro desde o início que é uma pessoa “boa” corrompida pela sociedade. Já a segunda, é um espetáculo à parte. Sabe aquela criatura que apronta o diabo, mas que quando descobrimos a raiz de sua motivação sentimos primeiramente pena, seguido por carinho e, por fim, admiração? Sim, isso foi que a Audrey me passou, me fazendo, até mesmo, torcer por ela (talvez não uma torcida para que atingisse seus objetivos “maléficos”, mas para que, de alguma forma, se dê bem e tenha um final feliz).

O livro faz parte de uma trilogia, e a segunda parte – “Redenção” – já está a venda, também pelo Bookess. Visite a página da Josy no Bookess para conhecer e comprar seus livros =)

Gostou? Então fiquem ligados no blog. A Josy disponibilizou um exemplar do livro (autografado) para sorteio, e a promoção já começa no próximo post, ainda essa semana!

Beijos a todos e até a próxima! o/

8 comentários:

Suellen disse...

O que dizer? A resenha é magnifica e eu acompanhei o processo. E estou louca para ter e ler.


Acho que não tem muito o que dizer, mas o que ler para saber. Adorei a resenha de Lucy e ansiosa pelo sorteio e a chance de ganhar.

=D

Josy-chan disse...

Lucyyyy
que resenha lindaaa amada. Nem acredito que você leu o livro, pois sempre soube que não curtes muito Yaoi. Eu fico mto comovida por vc ter gostado da minha Audrey (a personagem mais odiada e amada de rendição até hoje!)...

Brigadaaaa de coraçãooo

Mireliinha disse...

Lá vem você resenhar esses livros da Josy que me deixam morrendo de curiosidade, Luxuxu!
Amei tua resenha!
Com certeza vou acatar a dica e marcar na minha estante pra ler o mais rápido possível!


:*
Mi
Inteiramente Diva

Diego França disse...

A história e o assunto do livro já chame atenção por si só e suas resenhas, Luciane, tem um poder incrível de despertar uma vontade desesperada em mim de ler esses livros. Eu quero o meu!

Bjux Lu.

Marli Carmen disse...

Vc aceita parceria?

Estou sorteando o livro “O Retorno do Mestre”, do escritor André Victtor no meu blog:
http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/2011/10/sorteio-no-dia-das-bruxas.html

Venha participar! É até amanhã!

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Olá...você arrasa nas resenhas né? Sempre que leio uma aqui tenho vontade de ler o livro em si. Adorei conhecer um pouco deste livro. Ha! Citando este post no meu blog em Novidades dos Parceiros. ;)

Marli Carmen disse...

Adorei a resenha!!!!
Vc faz parceria, tenho uma amiga que escreve resenha para autores.

Paola Scorpio disse...

Resumindo: não leste Rendição online pelo mesmo motivo que eu (ou quase o mesmo motivo). Tu não curtias o estilo da banda, eu sequer conheço a banda. Já comecei a ler fanfics de JPop/JRock antes, e não gostei, porque eu ficava completamente perdida! Sei lá quem é quem?

E depois, não gostei da sinopse. Recebi a notificação do ff . net, guardei-a na pasta específica, e não li. Mas, ultimamente, lendo essa e aquela resenha, a história tem começado a me chamar a atenção. Quem sabe, mais adiante...