sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Resenha - A Caverna do Dragão, o Reino



Antes da resenha, um breve resumo sobre o que é A Caverna do Dragão:




Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão, no Brasil) é uma série de animação coproduzida pela Marvel Productions, TSR e a Toei Animation, baseada no jogo de RPG homônimo. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede de televisão estadunidense CBS. No Brasil a animação tem sido transmitida periodicamente pela Rede Globo desde os anos 1980.

A série mostra uma história de seis crianças estadunidenses dos anos 1980 que tentam voltar a seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa. O desenho possui várias referências ao universo do jogo de role-playing game Dungeons & Dragons. Apesar do enorme sucesso, especialmente no Brasil, a série foi cancelada e a explicação para esse fato é dada pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva para a edição 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:

“Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.”

Fonte: Wikpédia

Agora sim, vamos a Resenha! =)



Livro: A Caverna do Dragão, o Reino
Autor: D4mon3
Editora: Above Publicações



Sinopse:

– Enfrentar os gronks faz parte da cadeia de acontecimentos que poderá culminar com o fim dessa jornada. Talvez se vocês tivessem esquivado desta etapa não estariam no caminho de volta. Poderiam ficar perdidos no reino andando em círculos. – Concluiu o mestre.
Eric acalmou-se um pouco. Sua raiva contrastava com a calma do anão de vermelho. Ele estava totalmente perdido, não sabia o que fazer. O reino não era uma quadra de basquete onde ele conhecia centímetro por centímetro e era senhor do tempo e espaço. Em campo ele jogava por prazer. O Reino era uma quadra em que ele lutava pela sua vida.


O dia que começou perfeito e era para terminar com comemoração e descontração, transformou-se num pesadelo: Os seis amigos que pensaram em se divertir num parque, tiveram seu destino alterado.
Ao entrar na mais moderna e comentada montanha-russa, a Caverna do Dragão, não concluíram o passeio e foram parar no Reino: Um lugar surreal, cheio de perigos e criaturas fantásticas onde de posse das Armas do Poder vão lutar por suas vidas e procurar o caminho para casa. Eles serão guiados pelo Mestre dos Magos e enfrentarão uma maligna criatura, o Vingador que fará de tudo para tomar seus artefatos mágicos.
A Caverna do Dragão é uma releitura do famoso desenho animado da década de oitenta que por mais de 25 anos povoou a mente de algumas gerações. A agonia de não existir um final para a mais famosa série de desenho animado, levou
D4mon3 a criar essa releitura.
Não espere encontrar um grande capítulo ou a transcrição do final de Michael Reaves. Prepare-se para uma nova história, onde os personagens estão diferentes e apenas algumas citações interessantes que lembram o cartoon da televisão. Uma história com início, meio e fim que vai te levar a uma viagem alucinante pelo túnel de luz que conduziu seis garotos ao Reino.


Quem foi criança nos anos 80 e/ou 90, certamente foi marcado por esse desenho. Talvez fosse justamente o fato de não ter final que o fez ser tão marcante, o que nos fazia assistir a série continuadas vezes a espera do famoso e inexistente último episódio.


D4mon3 foi uma dessas crianças. Então, ao crescer, ele decidiu que criaria seu próprio final. A fanfic deu tão certo e fez tanto sucesso em fóruns do assunto na internet, que ele logo viu-se embarcando para os Estados Unidos, atrás de todas as autorizações e licenças para poder, enfim, dividir esse seu final conosco. A Caverna do Dragão, então, virou livro.

Confesso que ter o livro em mãos me trouxe receio, e levei até algum tempo até ter coragem de abrir para ler. Acredito que não seja apenas comigo: releituras sempre dão medo. Principalmente quando é de algo que marcou a sua infância.

Mas... Posso contar? Em poucas páginas, o receio já tinha dado lugar à nostalgia e àquela ânsia maravilhosa de ler mais, mais e mais! Neste caso, o desespero pelo final tinha peso dobrado: não apenas o final de um bom livro, mas uma visão de um final para um desenho que eu tanto adoro!

A história inteira é recontada, sob uma ótica atual. As seis crianças/adolescentes dos aos 80 agora pertencem a geração século XXI, com roupas, gírias, comportamentos e penteados atuais... Além de celulares e outros artefatos tecnológicos modernos. Porém, assim como no desenho, é uma montanha-russa que os leva para outro mundo, onde começam as aventuras e o desespero dos jovens em voltar para casa.

Se eles voltam, só lendo o livro pra saber (é claro que não vou contar!). Só adianto que o final é surpreendente. De todos os devaneios que já tive a respeito de CDD, nenhum chegou nem perto do universo que o Damone criou.

Ah, e é importante contar que todos os personagens da série original estão presentes, do maléfico (e assustador. Eu tinha medo dele, e vocês?) Vingador, até a fofinha e querida (?) Uni.

Recomendado para quem quer reviver essa história tão legal, numa nova roupagem, porém com a mesma alta dosagem de emoção.

-------------------------------------

Resenha premiada: entre todos que comentarem até o dia 30/11, será sorteado um kit com 6 mini-posters dos protagonistas de A Caverna do Dragão.

Para isso, deixem ao final do coment seu email, twitter para que eu possa entrar em contato caso você seja sorteado =)

-------------------------------------
Resultado do sorteio:

E o numero do coment sorteado para ganhar os posters de A Caverna do Dragão foi...


O primeiro comentário foi da Josiane Veiga

Parabéns, Josy! =) Entrarei em contato com você para pegar seu endereo e enviar o seu prêmio.

Beijos a todos e obrigada pelos comentários!

12 comentários:

Josy-chan disse...

cumé qui é Caverna do dragão tem livro???????????????????????


Bah, eu amava o desenho (todo mudo, ne?!) apesar de dizerem que é satanista, hauahauaaauahauahauaha



parabens pela resenha amadaaa

Suellen disse...

Lucy você esqueceu de me falar uma coisa onde eu consigo esse livro mulher. E como assim uma releitura? E sobre as lendas da série eu tenho até guardado em algum lugar o final que talvez teria o desenho. Mas quem sabe se é verdade mesmo? Bem sobre a resenha... Eu quero ler esse livro menina. Cadê? Cadê? A curiosidade do final do livro me deixou curiosa.

Beijos e até...

@Suellensotero

Paola Scorpio disse...

Jura que é bom mesmo? Que não preciso ter medo dele? Porque, quando eu li sobre esse livro, fiquei apavorada com o que poderiam ter feito com a história. Sim, APAVORADA. Então, ele te envolve, e não macula as lmbranças do cartoon? Bom, então.. Talvez... talvez... talvez eu possa me arriscar, e ler... Só espero não ir parar no Reino antes de chegar ao fim.

Mireliinha disse...

Caverna do Dragão <3
Como eu gosto desse danadinho! :D
E adorei a dica, Luxuxu!
Tinha visto você falar desse livro no vídeo da bienal, tava curiosa pela resenha e agora tô muuuito mais!

@miii_
Mi
Inteiramente Diva

Thalita Oliveira disse...

Menina que Eric é esse da capa ? *o* , adorei *o* hsaushausha', confesso que o desenho não é da 'minha época', mas com tanta reprise da Globo acabou fazendo parte da minha infância..rsrs...

Fiquei feliz o que desenho ganhou um livro *o* e ainda mais feliz por saber que foi produzido por um brazuca *o* . Fiquei super curiosa para ler o livro *o*...rsrs'.

E não fiquei tão preocupada com a ideia da releitura... sl por mais que eu não seja grande fã da ideia... pelo que pude perceber o autor fez um bom trabalho e a ideia que ele teve foi boa...

Adorei a página do livro também ! Super bem feita e as imagens que tem dos personagens também são super legais, a explicação do autor sobre o que tentou fazer é demais ! Serviu para aumentar mais ainda a minha curiosidade...rsrs.

Com certeza o livro já está na minha lista de desejados *oooo* .

Beijão,

Cantinho de uma garota
@thalita0liveira

Walter Tierno disse...

Desculpe, mas acho bem difícil acreditar que ele realmente tenha autorização dos proprietários dos direitos para comercializar uma fanfic. Primeiro, seria interessante ele divulgar provas disso, para não restarem dúvidas.

Rafael de Oliveira Ramos disse...

não gosto muito desse desenho. sou da geração de cavaleiros do zodiaco e dragon ball. Mas minha mãe ama esse desenho, sempre para pra assistir quando está passando na tv, e até me fez baixar os episódios pra ela. To pensando em fazer uma surpresa pra ela.

agora só entre nós - até mesmo eu que não morro de amores pela serie, admito que tenho curiosidade em saber como termina. =)

@raffaell_ramos

Fernando disse...

Oi Luciane, adorei seu trabalho, você poderia entrar em contato comigo, tenho um assunto que pode lhe interessar :)

Abraços | Fernando

Fábrica dos Convites disse...

Eu acompanhei estes desenhos e gostava muito, aliás eu e minhas irmãs. Bjs, Rose.

Marcia disse...

Acabei de ler o livro e confesso que fiquei muito decepcionada, o autor faz a gente se apaixonar pelo Eric e depois mata ele no final??? Que palhaçada... foi um final "sem final", eles conseguiram realmente voltar??? o Eric que esta caindo agarrado ao Vingador morreu mesmo? e as cartas que eles enviaram pelo Trevor? não falou se deu resultado, quando entraram no buraco negro o que aconteceu com as armas??? e a Uni? será que vamos andar na rua e encontrar um unicornio? se o Bobby era tão amigo do Eric o que aconteceu pra que ele deixasse de gostar do ex-cunhado... E aquele post-script, o que é aquilo? ninguem entende nada, com certeza só no próximo livro pra gente saber tudo isso, pq com certeza o autor deixou essas perguntas para um próximo...

sandra disse...

Realmente muitas questões ainda ficaram sem respostas, concordo com a Márcia...Embora tenha gostado do livro, entendo que a história necessite de continuação...Estou aguardando, é o que resta...

Pedro Henrique Maia disse...

Realmente acabei de ler e fikei muito confuso! Muitas questões não respondidas como a Marcia falou e o post Script parece q é até de outro livro não entendi nada!