sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha - Apimentando



Livro: Apimentando
Autora: Janaína Rico
Editora: (livro ainda não publicado)
Página do Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/249628

Sinopse: Luciana Teixeira é uma das sexólogas mais famosas do Brasil. Com mais de um milhão de livros vendidos, ainda apresenta programas de televisão e dá palestras em todo o país.
Mulheres de todo o mundo buscam os seus conselhos para conseguir uma vida sexual mais intensa. O que elas não sabem é que, embora seu casamento aparente ser um verdadeiro comercial de margarina, Luciana nunca teve um orgasmo com o seu marido.  
Tudo muda na vida da sexóloga ao contratar um novo personal trainer. O orgasmo tão desejado está mais perto do que ela poderia imaginar. Acontecimentos inesperados também mudarão seu destino.



Mesmo não tendo nada contra o gênero, confesso que chick lit não é exatamente o estilo de livros que mais compro. São poucos os títulos com essa classificação que eu compro ou tenho alguma vontade de ler ou indicar. E, com toda a certeza, Apimentando acaba de entrar para essa restrita lista.

O livro conta a história de Luciana, uma sexóloga super famosa, conceituada, rica e respeitada. Tem um quadro numa grande emissora de tevê (e está prestes a ganhar um programa só seu), inúmeros livros publicados (todos eles já tendo figurado na lista dos mais vendidos do país), e uma grande legião de fãs. O irônico é que essa mulher que ganha a vida ensinando as pessoas a apimentarem seus relacionamentos tem um pequeno probleminha: nunca teve um orgasmo.

Sim, Luciana ganha a vida falando e escrevendo sobre coisas que não vive e não faz. Vive um casamento tedioso e monótono, com um marido que mais parece ser seu empresário: controlando seus rendimentos financeiros e orientando-a em sua carreira. Mas aí, eis que surge Vinícius, um homem jovem, bonito, cheio de charme, e que vai trabalhar com ela, em sua casa, como seu novo personal trainer.

Ok, então a Luciana vai ficar com o cara bonitão, descobrir os prazeres do sexo e ser feliz para sempre? Pois é, eu também achei que fosse só isso (e, mesmo se fosse, pelas risadas que dei com o livro, juro que não ligaria para tal previsibilidade no enredo).  Mas o livro não termina aí. Aliás, está bem longe de acabar! As reviravoltas no enredo são inúmeras, mostrando que Janaína Rico não deixou, de forma alguma, sua história cair nos clichês ou nos andamentos previsíveis.

O livro rende risadas do início ao fim. Impossível não gargalhar (e até sentir pena) das trapalhadas de Luciana. Porém, o que mais gostei no Apimentando foi o fato de ser uma história com conteúdo.  A protagonista, ao meu ver,  mostra, de forma cômica, a ironia na qual inúmeras pessoas vivem com suas profissões. Como aquele médico que vive mandando seus pacientes controlarem o colesterol e pararem de fumar, mas não dispensa os cigarros e o churrasco; ou como a psicóloga que vê seus filhos se envolverem com drogas; ou o professor de português que odeia ler... Ou tantas outras pessoas que, simplesmente, não conseguem trazer para suas vidas pessoais aquilo que pregam em suas profissões. O famoso “faça o que eu digo, não o que eu faço”.

A narrativa é leve e direta, fazendo a leitura fluir super bem.

Livro indicado para todos que buscam uma leitura divertida, mas ao mesmo tempo com conteúdo.

2 comentários:

Alice Aguiar disse...

nada como uma leitura divertida com um bom conteudo né.

Suellen disse...

Gostei da sua resenha e fiquei pensando no que você falou de fazer algo, mas não seguir. Fiquei curiosa com o final da trama e ótima resenha.