sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Meus 10 livros nacionais preferidos de 2012


 Este ano eu li exatos 30 livros nacionais. Foram poucos, eu sei. Levem em consideração que pelo menos uns 20 destes foram em trabalhos de revisão, o que significa uma leitura bem mais lenta do que o normal e, consequentemente, menos livros lidos. Ano que vem eu planejo aumentar esse número para 50 (só de nacionais!). Será que dou conta?

Bem, mas deixemos o papo de lado e vamos pra listinha dos 10 livros nacionais que mais me encantaram esse ano. A ordem não é de preferência. Como são gêneros diferentes, seria injusto tentar classificá-los num ranking (afinal, todos os 10 da lista, como já disse, me encantaram realmente!). Então, para ser justa, coloquei-os em ordem alfabética! =)

1º. A Aposta (Vanessa Bosso)


Gente, que leitura mais gostosa! Foi uma das minhas agradáveis surpresas na revisão esse ano (porque, preciso confessar, revisei cada coisa que só Jesus! rs)
Trata-se de um livro bem teen, mais voltado ao público adolescente. No entanto, mesmo já tendo passado (só um pouquinho, vai rs) dessa fase, eu me diverti horrores com a leitura. Torci, vibrei, e me senti completamente integrada ao universo criado pela Vanessa, que entrou definitivamente para a lista das minhas autoras preferidas.


2º A Caçadora 2 (Viviane Fair)


Vivi Fair já é figurinha carimbada nas minhas listinhas de melhores do ano, né? (já tenho quase certeza que em 2013 ela estará aqui novamente, com “A Caçadora 3”).
Só pra variar, a continuação da história da caçadora Jessi me fez pagar todos os micos do universo, tendo crises de riso enquanto lia no metrô. A Vivi sempre faz isso comigo!

3º. A Morte do Cozinheiro (Allan Pitz)


Foi um dos primeiros livros lidos em 2012.
Surpreendente e... intenso. Indiscutivelmente intenso! Incrível a forma como o Allan consegue nos transportar para dentro da mente de um psicopata. Coisa que só grandes escritores conseguem fazer.


4º. A Senhora das Montanhas (Josiane Veiga)


O que falar desse meu xodó?
Pra quem não sabe, A Senhora das Montanhas foi um livro escrito pela talentosa e querida amiga Josiane Veiga em homenagem a... Guardians! =)
Trata-se de uma história da personagem Live (Guardiã de Aquário), já crescida, vivendo um lindo e conturbado romance.
Uma das homenagens mais lindas que Guardians já ganhou. Um orgulho infinito para mim. Mas, mais do que isso: um livro fantástico.


5º. Apimentando (Janaína Rico)


Mais um livro que eu tive a honra de trabalhar na revisão. E mais um que me encantou.
Confesso que o início da leitura me deixou com o pé atrás. Não sou nada fã dessa onda de romances hot e achava que Apimentando seria mais uma leitura do tipo. E eu me enganei.
Não que deixe de ser hot. Isso ele é, e muito! Mas também é uma leitura muito, MUITO divertida. Apimentando me fez rir da primeira a última página, além de ter um enredo surpreendente.
E quem não gosta de histórias que surpreendem?


6º. Cartas para um pai (Janaina Rico)

E olha a Jana aqui de novo na lista!
Mais um livro dela que me surpreendeu. Super pequeno, tinha menos de 100 páginas. Mas carregado de emoção.
Uma delícia! E, certamente, mais um futuro sucesso da autora!


7º. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)


Como sempre, não poderia faltar um clássico na lista, né?
E, também como sempre, se é pra escolher um clássico, sempre escolho o Machado.
Memórias Póstumas é mais um livro carregado da audácia, do sarcasmo e da ironia que eu tanto amo no Machado. Li para a faculdade, e fico feliz pela indicação.


8º.  O Homem de todas as minhas vidas (Vanessa Bosso)


E a Vanessa também fazendo dobradinha na minha lista!
Foi o primeiro trabalho dela que conheci (e tive a grande honra de ser uma das revisoras!) e me apaixonei de cara!
A Vanessa é (como todos os outros autores dessa lista) alguém que definitivamente sabe o que está fazendo! É inegável o fato de que nasceu pra escrever, tem o dom das palavras e o talento para expor emoções. E estou muito feliz por “O homem” agora estar numa editora nova. Muito mais sucesso e reconhecimento à vista!


9º.  Quando choram os anjos (Bianca Carvalho)


Bia Carvalho já é outra sócia dessa listinha, né?  E olha em 2012 ela voltando a me surpreender com outros trabalhos seus.
Quando Choram os Anjos ainda não foi publicado. Eu li devido aos privilégios obtidos pela amizade com a autora (a-do-ro ter amigos autores! rs). Estou encantada com a história e torcendo para que uma ótima editora reconheça o trabalho da Bia e publique essa joia. Será sucesso garantido!


10º Versos Sombrios (Bianca Carvalho)



Além de Vanessa e Janaina, a Bia também faz dobradinha na minha lista.
Depois de me encantar em 2012 com “Jardim de Escuridão”, não poderia deixar de conferir a continuação dessa trilogia maravilhosa. E Versos conseguiu, por mais incrível que pareça, ser ainda melhor!
Não dava pra ficar fora da lista!



E vocês? Quais livros nacionais mais curtiram esse ano? =)

6 comentários:

Josiane Veiga disse...

Obrigada pelo carinhoooo Lucy^^ t adoro

VAN disse...

Caramba Lucy, agora a autora morreu aqui. Puxa vida, dobradinha é??? Ainnnnn, que delícia. Preciso mais uma vez agradecer a vc por ter me aberto os olhos para algo que estava lá, na minha cara, mas eu simplesmente não via. Vc é minha diva e se meu texto melhorou horrores, a culpa é toda sua!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... bjo minha linda!!!!

Vivianne Fair disse...

Awn, obrigada, linda! Adoro te fazer pagar mico! rsrs

Janaina Rico disse...

Menina linda, você me deixou emocionada!

Nil Macedo disse...

Li alguns livros nacionais em 2012 mas, nenhum da sua lista. Quer dizer Memorias Postumas ja tinha lido faz tempo. Mas fora o classico, nao li nenhum deles. Mas vou colocar na minha lista de leitura. Quem sabe eu consiga ler esse ano, nao eh?

bjs.

http://booksandmuchmore.blogspot.com

Suellen disse...

Adorei a lista e olha que quero ler uma livros citados